Nesta terça-feira (08/12), a Câmara recebeu a 6a edição do Prêmio Paul Donovan Kigar, com o tema “Liderança, Sustentabilidade e Paz”. No evento, foram homenageadas imprensa, ONG e pessoas que contribuíram para um mundo melhor. Valorizar e incentivar os bons exemplos, relembrar e manter viva a memória de pessoas que contribuíram para um mundo melhor são os objetivos do Prêmio. Instituído desde 2004, por iniciativo de Malcolm Forest, em homenagem ao seu pai, Donovan Kigar, o evento é realizado pela AMAR, ONG que trabalha pela Reserva da Biosfera do cinturão verde de São Paulo e das reservas da biosfera do mundo, e conta com o apoio do vereador Roberto Tripoli (PV), na Câmara Municipal.
Homenagens
Dorina Nowill, de 90 anos, foi uma das homenageadas. Pela contribuição com as pessoas com deficiência recebeu um diploma de mérito na solenidade. Dorina foi a primeira aluna cega a frequentar curso regular. Percebendo a carência de livros em Braille no Brasil, foi a principal fundadora, em 1946, da Fundação que leva seu nome e que possui uma das maiores Imprensa Braille do mundo, com produção em larga escala e equipamentos de grande porte. Sempre lutou para o desenvolvimento e integração social dos deficientes visuais, trabalhando para facilitar a inclusão de pessoas cegas e de baixa visão por meio de serviços e produtos especializados.
Na categoria imprensa, pelo trabalho de denúncia e defesa do meio ambiente, receberam condecorações:
Bloomberg Television e Markets – Veículos de comunicação internacional;
Jornal da Serra da Cantareira – Jornais ambientais;
O Estado de S. Paulo – Jornais diários;
Rádio Trianon – Emissoras de rádio;
Repórter Eco – Programa de televisão;
Veja – Revistas;
Globo – Emissoras de televisão.
A Organização Não Governamental WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal)– a maior federação de organizações de proteção animal do mundo – foi homenageada por seus trabalhos de combate às touradas, caça de baleias, exposição de animais em circo e maus-tratos em geral.
Também receberam menção a senadora Marina Silva, pela sua constante luta em defesa do meio ambiente, principalmente da Amazônia; Paulo Nogueira Neto, um dos fundadores do Departamento de Ecologia Geral, do Instituto de Biociências da USP; Sarah Kubitschek, in memoriam, pela obra de assistencialismo em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília, onde fundou escolas, creches e hospitais de referência.
|