A palestra magna da 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo teve a participação de Carlos Alberto Vieira Muniz, vice-prefeito do Rio de Janeiro e secretário municipal do Meio Ambiente.
Muniz, responsável pela preparação da capital fluminense para receber o encontro mundial da Rio+20, destacou o papel que as metrópoles terão no encontro como agentes fundamentais na implantação da economia verde no planeta. É o momento das cidades, pois é onde vive 80% da população mundial. A ONU está incentivando esse debate, disse.
Para Muniz, a C40 conferência que reúne os prefeitos das 40 maiores cidades do mundo também será importante para estabelecer um novo padrão de desenvolvimento das metrópoles. Vamos estar focados em discutir como consolidar a sustentabilidade, afirmou, reforçando a importância de São Paulo e Rio de Janeiro terem representação no encontro.
Da experiência paulistana, Muniz disse que o Rio de Janeiro já está se apropriando do Cidade Limpa, regulação da publicidade em espaços públicos que agora está sendo levada para a população carioca. Durante a C40, o vice-prefeito afirmou que estará empenhado em divulgar o Qualiverde, política de incentivo para que projetos de construção já venham sustentáveis.
O programa carioca concederá isenção fiscal a imóveis que apresentarem em seus projetos mecanismos de reaproveitamento da água da chuva, manutenção da permeabilidade do solo, telhados verdes, entre outros. São vantagens para que a gente incentive de fato projetos verdes, concluiu Muniz.
Leia também:
– Sustentabilidade em S.Paulo é tema de abertura de conferência
(5/5/2012 – 16h30)