A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pirataria realizou nesta quarta-feira (29/6) a última reunião do semestre, antes do recesso parlamentar do mês de julho. Na ocasião, o vice-presidente da CPI, vereador Adilson Amadeu (UNIÃO), aproveitou para fazer um balanço do trabalho realizado pela Comissão durante esse período.
Adilson Amadeu fez questão de ressaltar que somente neste semestre a CPI realizou 6 diligências em locais suspeitos de comercializarem produtos pirateados. “A nossa última diligência realizada no Shopping Tupã na rua Barão de Ladário, no Brás, por exemplo, fechamos mais de 2 mil e 100 lojas suspeitas em 15 minutos. E aos poucos vamos identificando na cidade esses lugares que estão vendendo produtos de procedência duvidosa”, afirmou o parlamentar.
Além das diligências, a CPI da Pirataria realizou, somente neste período, 18 reuniões e convidou para depor na Comissão 25 pessoas, entre representantes do Poder Público, empresários, comerciantes e especialistas. Apesar de todas essas ações o vice-presidente da CPI reforça que para combater a pirataria na capital é necessário um trabalho conjunto e continuo dos órgãos responsáveis. “É preciso que a Polícia Federal, Secretaria da Fazenda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, todos os órgãos juntos atuem frequentemente nesse combate à pirataria porque a Câmara Municipal sozinha não consegue dar conta disso”, disse Adilson Amadeu.
Para o segundo semestre, Adilson Amadeu prometeu intensificar os trabalhos da CPI envolvendo, inclusive, aqueles que podem contribuir no combate à pirataria na cidade de São Paulo. “No segundo semestre, nós vamos nos reunir com o cônsul da China e convidá-lo a nos acompanhar em uma de nossas diligências, conversar com ele sobre este problema de produtos chineses pirateados. Também nos reuniremos com o prefeito Ricardo Nunes, com o presidente da Câmara e tudo isso entrará no nosso relatório final”, ressaltou o vereador.
Requerimento
Nesta última reunião do semestre, vereadores que compõem a CPI da Pirataria também aprovaram um requerimento, de autoria do próprio vereador Adilson Amadeu, solicitando informações contratuais à empresa Cred Cash Assessoria Financeira LTDA., além de comprovantes de pagamentos de impostos e taxas municipais dos últimos 5 anos.
A reunião desta quarta-feira, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, foi conduzida pelo vice-presidente da CPI da Pirataria, vereador Adilson Amadeu (UNIÃO), e contou com a presença dos vereadores Gilson Barreto (PSDB) e Rodrigo Goulart (PSD).