Para sanar o déficit habitacional na Subprefeitura da Vila Maria / Vila Guilherme é preciso construir pelo menos 9 mil unidades habitacionais. A informação foi dada nesta segunda-feira (9/12) pelo chefe de gabinete do órgão, Luiz Carlos Gutierrez, durante audiência que debateu a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) do município.
Nós temos um problema sério de habitação, principalmente no distrito da Vila Medeiros, que é o menor dos três que compõem a subprefeitura, mas é o que possui a maior densidade populacional, explicou Gutierrez durante o encontro.
O objetivo da subprefeitura, segundo o chefe de gabinete, é sanar o problema até o fim do mandato de Fernando Haddad, que termina em 2016.
Um dos moradores que se manifestaram durante a audiência, o gestor ambiental José Ramos defendeu a extinção do terminal de cargas Fernão Dias, que fica no Jaçanã, mas gera problemas de trânsito e de saúde para os moradores da região.
Todo o terreno do terminal de cargas era originalmente destinado para a construção de habitação popular, afirmou Ramos. No Plano Diretor anterior havia até um plano absurdo para aumentar a capacidade do terminal. Isso seria fatal para nosso bairro.
Para o vereador José Police Neto (PSD), que presidiu a audiência, é preciso pensar em meios para facilitar a aquisição de terrenos pelo município. Atualmente, na opinião do parlamentar, o alto preço da terra urbana é um dos maiores empecilhos à construção de habitação de interesse social na cidade.
O maior problema não é termos as comunidades, as favelas. É não ter planejamento capaz de fornecer habitação para essas pessoas mantendo-as no mesmo local”, declarou Police.
O calendário com as datas e locais das próximas audiências públicas está disponível no hotsite do Plano Diretor. Na página, também é possível ver o projeto em tramitação e contribuir com a formulação do texto, que deve ser votado no início do próximo ano.
(09/12/2013 – 21h05)