A violência doméstica contra mulheres idosas foi tema de palestra na tarde desta segunda-feira (7/3), na Câmara Municipal de São Paulo. O evento foi organizado pela Ouvidoria do Parlamento, que realiza palestras mensalmente sobre assuntos de interessa da população.
Nesta segunda-feira, esteve presente na Câmara a terapeuta ocupacional Leda Guidette, que deu um panorama histórico de como surgiu o Dia Internacional da Mulher — comemorado nesta terça-feira, dia 8, e falou também da violência doméstica, suas formas e como é possível modificar isso.
Segundo ela, as idosas precisam conhecer melhor os seus diretos em caso de agressão verbal, psicológica ou física dos seus companheiros e deixar de lado o receio de denunciá-los. A terapeuta salientou que o número de denúncias cai muito entre as mulheres com mais idade.
Segundo Fátima Fundaro, funcionária da Ouvidoria do Parlamento, a Ouvidoria recebe muitos idosos em busca de informações, soluções de problemas ou apenas para apresentar sugestões. “Antes de ser só Ouvidoria tínhamos um atendimento especial à terceira idade. Vimos que esse grupo é muito interessado e participativo, por isso começamos a pensar em palestras direcionadas a esse público”, ressaltou.