No próximo final de semana (dias 18 e 19/5), a capital paulista recebe a Virada Cultural do Pertencimento 2024. Ao todo, serão 22 palcos espalhados pela cidade, repetindo o modelo descentralizado dos últimos anos.
Inserida no calendário de eventos da cidade por meio da Lei nº 15.793/2013, aprovada na Câmara de Vereadores, a Virada Cultural conta com diversas atrações como shows, teatro e programação infantil e é um dos eventos de arte mais importantes e empolgantes da cidade de São Paulo. O evento também acontece nos equipamentos culturais da Secretaria Municipal da Cultura e de parceiros, como o Sesc-SP.
Com o tema “Virada do Pertencimento”, a edição deste ano terá 12 arenas, que estarão localizadas nas seguintes regiões da cidade de São Paulo:
Zona sul
– Capela do Socorro
– Campo Limpo
– Heliópolis
– M’Boi Mirim
– Parelheiros
Zona norte
– Brasilândia
– Parada Inglesa
Zona leste
– Cidade Tiradentes
– Itaquera
– São Miguel Paulista
Zona oeste
– Butantã
Centro
– Vale do Anhangabaú e seu entorno
Em cada uma dessas regiões, uma arena com dois palcos será montada, com programação alternada, além das tradicionais Viradinhas, com atração infantil.
Entre os artistas confirmados estão nomes como Léo Santana e Joelma, no palco Vale do Anhangabaú; Maria Rita, no palco do Butantã; MC Davi, no M’Boi Mirim; Xamã, na Parada Inglesa; Ton Carfi, Solange Almeida e Roberta Miranda na Capela do Socorro; Raça Negra e Planta e Raiz em Parelheiros; MC Hariel e Psirico, em Cidade Tiradentes; Geraldo Azevedo, em São Miguel Paulista; Edi Rock e Sandra de Sá, na Brasilândia; Projota, em Itaquera.
A programação completa de shows da Virada Cultural 2024 por regiões está disponível no site viradacultural.prefeitura.sp.gov.br e pode sofrer alterações.
Transporte público na Virada
A partir da meia-noite de sábado para domingo, os munícipes poderão se locomover gratuitamente de ônibus municipal por meio do Domingão Tarifa Zero.
Além disso, em parceria com o Metrô-SP, as estações Anhangabaú (Linha Vermelha) e São Bento (Linha Azul) vão funcionar para embarque e desembarque 24 horas. As demais das Linhas 1, 2, 3 e 5 permanecerão abertas somente para desembarque durante toda a madrugada. Na linha 4 – Amarela, o embarque de madrugada será apenas pela estação Vila Sônia. As demais estarão abertas para desembarque e transferência.