Quem está longe ou não pode se deslocar até a região central de São Paulo também consegue visitar a sede do Poder Legislativo paulistano, sem sair de casa. No portal da Câmara Municipal, é possível fazer uma visita virtual pelos principais espaços do Palácio Anchieta, nome oficial do edifício-sede da Casa.
Por meio desta ferramenta, é possível conhecer a cobertura do Palácio Anchieta, fachada, hall de entrada, Auditório Freitas Nobre, hall do primeiro subsolo, salas Luiz Tenório de Lima, Oscar Pedroso Horta e Sérgio Vieira de Mello, o auditório Prestes Maia, Plenário 1º de maio, quadros da presidência, sala da presidência, sala Tiradentes e o Salão Nobre Presidente João Brasil Vita.
O visitante pode controlar as imagens panorâmicas em cada um desses ambientes. Enquanto navega, também é possível ouvir histórias e informações sobre as obras de arte e personalidades que dão nome aos espaços.
É possível ver detalhes do Plenário 1º de Maio, onde ocorrem as Sessões Plenárias, CPIs e principais reuniões do parlamento paulistano. Localizado no primeiro andar, o Plenário tem capacidade para 120 pessoas na galeria, no andar superior, além de acomodar os 55 vereadores para os debates parlamentares.
Outro ponto de visita é o auditório Prestes Maia, também conhecido como Plenarinho. Ali são realizadas as Sessões Ordinárias ou Extraordinárias, mas também acolhe reuniões das comissões temáticas e recebe grupos organizados para debates, seminários e apresentações de caráter educativo e cultural. O nome homenageia o prefeito Prestes Maia, que chefiou o Executivo paulistano durante as décadas de 1940 e 1960, tendo sido responsável por um projeto de remodelação urbana que mudou radicalmente a face da cidade.
Já o Salão Nobre Presidente João Brasil Vita é um ponto importante onde acontecem Sessões Solenes, seminários, encontros culturais e educativos. Localizado no 8º andar do Palácio Anchieta, o Salão Nobre possui quadros históricos que retratam a vida paulista. No mesmo andar, localiza-se a galeria dos presidentes da Câmara.
Durante a visita virtual ao auditório Freitas Nobre, o internauta notará a semelhança com um teatro de arena grego, em um espaço aberto à população e aos movimentos sociais organizados.
Com capacidade para 400 pessoas, o auditório Freitas Nobre homenageia o advogado, jornalista, vice-prefeito e deputado federal José Freitas Nobre (1921-1990), parlamentar pelo MDB nas décadas de 70 e 80, que ficou conhecido pela defesa das liberdades democráticas e oposição à ditadura militar.