pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Voluntariado do Hospital Leonor Mendes de Barros é homenageado

Por: JENIFFER MENDONÇA - DA REDAÇÃO

12 de agosto de 2016 - 18:02

Categorias

Nesta sexta-feira (12/8), a Câmara Municipal homenageou o Voluntariado do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (VOMAT) pelo aniversário de 15 anos de trabalhos prestados às gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR) foi realizada no Plenário 1º de Maio e contou com a presença de representantes do Hospital, familiares e amigos.

A cerimônia começou com a exibição de um vídeo que sintetiza a trajetória da entidade desde 2001. A associação também foi condecorada com um troféu.

“É muito importante esse reconhecimento para nós que estamos fazendo a diferença. Somos uma mão amiga para as mães que precisam de apoio e carinho, principalmente na área de obstetrícia”, declarou Zuleika Aparecida Oliveira Mariani, presidente da VOMAT.

O diretor técnico do hospital, Coríntio Mariani Neto, explicou que a implantação do voluntariado agrega em todas as etapas percorridas pelas pacientes atendidas no bairro do Belenzinho, zona leste da Capital. “É um processo de humanização na área da Saúde que começou em maternidades e não interfere na atuação dos profissionais de saúde, é um apoio a mais. Nós implantamos um salão de beleza para mulheres que nunca imaginaram ter condições para isso, com cabeleireiros profissionais voluntários, e um cartório dentro do hospital. É fundamental a presença delas para o funcionamento efetivo e a maioria são donas de casa que dedicam quatro horas por semana para ajudar quem está precisando.”

De jaleco rosa, a aposentada Leonor Guimarães Pinto ostentava no uniforme vários broches em formato de pombas, representando 11.600 horas de serviço realizados desde o surgimento do grupo. “Amo o que faço e não vivo sem o que faço. Quando eu passo pelo portão do Hospital para dentro, minha vida lá fora não existe”, afirmou.

Segundo ela, quando é atingida a marca de 200 horas de trabalho voluntário, o voluntário é condecorado. Já a cor rosa expressa o sentimento de amor com o próximo.

Além de Leonor, outras 15 senhoras que representam um corpo de 140 voluntárias receberam diplomas de agradecimento da Casa e medalhas pelas contribuições.

O vereador Toninho Paiva destacou a necessidade de estimular e reconhecer o trabalho voluntário na cidade.  “Essa é apenas uma pequena homenagem pela grande contribuição que elas têm feito. É importante incentivá-lo principalmente em hospitais públicos, prontos-socorros, para que cada vez mais possamos ter um alcance maior e beneficiar o próximo”.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar