RenattodSousa
O XI Mutirão de Cirurgia de Catarata, idealizado pelo vereador Gilson Barreto (PSDB), teve sua cerimônia de encerramento realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira, ocasião em que foram homenageados os mais de 800 voluntários que contribuíram com a campanha, desde a realização dos exames até as cirurgias.
Em 1º de abril, quatro mil pessoas compareceram ao mutirão, das quais 1,2 mil realizaram a cirurgia. Segundo Barreto, quando o diagnóstico era positivo para a catarata, o paciente já marcava a data para a operação. Fazemos questão de acompanhar todo o processo, inclusive o pós-operatório, destacou o parlamentar.
O vereador avaliou como fundamental o estabelecimento de parcerias para o sucesso do mutirão. Ele lembrou que tanto instituições médicas quanto organizações não governamentais atuam nos mutirões, além do Centro Comercial Leste Aricanduva, que cedeu o espaço para os exames.
Cezar Augusto Azi Campos, diretor de marketing do centro de compras, afirmou que a montagem do mutirão é trabalhosa, porém recompensadora. É um caminho sem volta. Nós valorizamos a relação com os moradores da região, e ver a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade vale a pena, disse.
Um dos atendidos no XI Mutirão, Fernando José dos Santos, aprovou o atendimento. Eu tinha quase certeza que tinha catarata quando fui fazer o exame, e confirmei lá. Em 13 de maio fiz a operação e estou muito bem, elogiou.
(26/06/2012 20h01)