A empresária e advogada Eliane Dias foi homenageada com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. As honrarias foram propostas pela vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL). A parlamentar explica que o legado de Eliane é voltado para a luta antirracista e defesa das mulheres periféricas contra o racismo.
“A Eliane é uma é uma empresária de sucesso que gerencia um dos maiores grupos de rap do mundo. Estamos aqui para ressaltar a história dessa mulher que veio da periferia que construiu o seu sucesso por meio do estudo e do trabalho. É uma liderança importante, além de uma referência para tantas mulheres negras representadas por ela”, comentou Elaine.
Nascida na periferia, Eliane foi faxineira, babá e modelo. Aos 23 anos, casou-se com Mano Brown, ídolo das periferias e vocalista dos Racionais. Hoje é uma das principais vozes na defesa das causas negra e feminina do Brasil.
É CEO da Boogie Naipe, marca que é um hub de empresas, que vão do mundo artístico (cuidando da carreira de nomes como Racionais MC’s, Mano Brown, Duquesa, Danzo, Yunk Vino e Victoria Cerrid), passando pela moda, produção cultural e ativismo político.
Na entrega da honraria na Câmara, ela foi prestigiada por amigos, personalidades e familiares. Em seu discurso, relembrou sua trajetória de luta por dias melhores. “Quando eu resolvi que queria estudar, eu sabia que ia mudar alguma coisa. Eu olhava no meu entorno e decidi que depois de 10 anos não gostaria de estar mais ali. Eu sabia que iria para outro lugar mas nunca imaginava chegar aqui onde estou hoje, recebendo essa homenagem. Estou extremamente grata e feliz”, comentou Eliane.
Confira aqui a íntegra da Sessão Solene.
Veja também o álbum de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP