Nesta terça-feira (12/9), aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo mais uma edição do workshop Mulheres de Gravata, uma iniciativa apoiada pela vereadora Edir Sales (PSD), que teve como tema central o empreendedorismo. O workshop é um espaço de discussão e reflexão para o público feminino em busca de reinserção no mercado de trabalho.
Joy Hernandez, a palestrante do evento, comentou sobre a origem do projeto. “Esse projeto começou em 2020 após minha separação, e este ano, em abril, teve seu lançamento na Câmara Municipal com a palestra de autoestima para as mulheres. A ideia é mostrar que a mulher pode seguir qualquer profissão, no seu próprio tempo e vestida como preferir. Os cursos ministrados desde abril abordam áreas como eventos, televisão e, hoje, empreendedorismo. Esses cursos têm o objetivo de orientar e direcionar as mulheres para conquistar sua independência financeira”.
Mercado de trabalho para mulheres
De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE, no terceiro trimestre de 2022, as mulheres representavam 44% da força de trabalho no Brasil, porém, ocupavam 55,5% dos desempregados do país, totalizando 5 milhões e 300 mil mulheres desempregadas, sendo 3 milhões e 400 mil negras. A iniciativa Mulheres de Gravata visa preparar o público feminino para enfrentar essa realidade.
“Muitas mulheres hoje buscam empreender, inclusive por questões maternas. Quando recebemos conhecimento, é como se as vendas dos nossos olhos se abrissem, e começamos a enxergar as oportunidades. Receber essa oportunidade na Câmara de São Paulo pode ser o caminho para muitas mulheres que estão em situações difíceis”, destaca Suzana Leite, empresária que participou do evento.
Nesta edição do workshop, foram ministradas diversas dicas sobre o universo do empreendedorismo e como as mulheres podem se destacar nesse setor, mesmo começando do zero e de maneira empoderada.
Confira o workshop Mulheres de Gravata na íntegra: