Nesta sexta-feira (22/9), aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo o workshop “Desafios da Sustentabilidade na Gestão Pública”. Organizado pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB), em parceria com a ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), o evento reuniu diversos especialistas para discutir o papel dos gestores públicos no cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015.
Presidente da ABRAPS, Marcus Nakagawa enfatizou, durante a abertura, a importância de trazer os temas ambientais, sociais e de governança. “Precisamos trazer os temas ambientais, sociais, de governança, também para gestão pública, não só aqui na cidade de São Paulo, mas para todas as cidades do país”.
O vereador Eliseu Gabriel, anfitrião do evento, destacou a necessidade de despertar o Poder Público para as questões ambientais e climáticas que afetam o Brasil e o mundo. “O Poder Público precisa acordar de vez para o problema das questões ambientais, para as questões do clima, que estão cada vez mais se agravando no mundo, e nós aqui em São Paulo somos testemunhas disso, no Brasil ainda mais. Se a gente não tiver objetivo, falar ‘vamos diminuir o aquecimento global, tratar o meio ambiente com respeito’ nós estamos fritos. Para mim é um enorme prazer conseguir organizar esse encontro e feliz de poder colocar dentro do Legislativo essa preocupação que é tão importante para todo o brasileiro e para todo o mundo”.
Os ODS, compostos por 17 metas globais a serem atingidas até 2030, foram a base para a discussão. Arthur Galhano, economista ambiental e diretor de Advocacy da ABRAPS, ressaltou a importância de relacionar os ODS com as gestões públicas, especialmente em nível municipal, onde as ações concretas podem fazer a diferença.
“O objetivo é relacionar os ODS com as gestões, no caso, como aqui é um espaço público, o foco é para gestão pública, o gestor público, a nível federal, estadual e municipal, pois é nas cidades que as coisas acontecem, e os ODS devem servir como um norte, como uma diretriz”, comentou.
Um dos destaques do evento foi a participação da prefeita Renata Sene, de Francisco Morato, que conquistou o 2º lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2023. Ela compartilhou a experiência de adotar a Agenda 2030 como compromisso legal em sua cidade e a importância de ampliar essa agenda para nível nacional, assegurando que ninguém seja deixado para trás.
“Nós fomos convidados para falar sobre a trajetória de Francisco Morato, que adota a agenda 2030 como um compromisso legal na cidade, e quando a gente é convidada para partilhar nesses espaços, de governança, nestes espaços de sociedade civil organizada, a gente sente que é possível ampliar essa agenda para uma narrativa maior e nacional, principalmente no sentido de não deixar ninguém para trás”.
A programação do workshop abordou temas cruciais, desde educação ambiental a gestão eficiente de resíduos e economia circular. Especialistas de diferentes áreas trouxeram suas perspectivas sobre como os ODS podem ser integrados às políticas públicas para melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente.
Confira o Workshop “Desafios da Sustentabilidade na Gestão Pública” na íntegra:
Workshop de extrema relevância. Não há como falar em desenvolvimento sustentável sem unir inciativa pública e privada. As mudanças no ambiente e na sociedade são realizadas no dia a dia por todos os seres humanos. Nada melhor do que mostrar a importância da gestão pública nas três esferas para a melhoria da saúde do nosso ambiente e da nossa sociedade. Parabéns pelo evento e pela cobertura.