Janeiro/Dezembro 2014
A revista da Procuradoria da Câmara é composta por um compilado de pareceres e de peças judiciais de maior relevo elaborados pelos Procuradores Legislativos que compõem o quadro da Edilidade Paulistana….
Janeiro/Dezembro 2014
A revista da Procuradoria da Câmara é composta por um compilado de pareceres e de peças judiciais de maior relevo elaborados pelos Procuradores Legislativos que compõem o quadro da Edilidade Paulistana….
Resumo: O presente artigo pretende discutir a incidência do princípio da função social da propriedade sobre os bens públicos localizados em área urbana. Tenciona-se investigar se há algum condicionamento para a ação dos entes estatais decorrente da incidência do principio da função social da propriedade sobre o regime jurídico dos bens públicos localizados nas cidades e quais seriam as possíveis consequências jurídicas do descumprimento dos eventuais deveres daí decorrentes
Resumo: A mais trágica dentre as crises que acometem a Humanidade neste século XXI é aquela que atingiu a família. A falta de mãe atenta, consciente e responsável pelo futuro de sua prole explica o descalabro da juventude contemporânea. A vitória da droga sobre a abstinência do vício; o sexo desacompanhado de amor; a falta de respeito, de civilidade, de polidez que tem início no comportamento sem limites e vai desaguar na delinquência.
Resumo: Em 2004, a UnB tornou-se a primeira Universidade Federal a adotar o sistema de cotas para negros, o Brasil passava a enfrentar a dificuldade da mobilidade social dos negros como jamais havia feito. Registra-se neste momento a efetivação do pensamento de Tocqueville de que “o desenvolvimento gradual da igualdade é um fato providencial”, assim declarou na sua análise realizada sobre o crescimento da democracia no mundo, em especial, nos Estados Unidos.
Resumo: Este artigo é o resultado de uma análise crítica acerca do modelo proposto pela ideologia social-liberal para a administração de hospitais públicos do Estado de São Paulo a partir da noção jurídica de efetividade e com base nos dados obtidos pelo serviço de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado.
Resumo: Procuraremos demonstrar, neste artigo, que, em função do princípio federativo e do seu consectário, o princípio da lealdade federativa, é juridicamente inadmissível a guerra fiscal, bem como, que os repasses das quotas financeiras constitucionalmente devidas aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal (cfr. arts. 157, 158 e 159, da CF), passam ao largo das isenções, incentivos ou benefícios fiscais, isto é, das desonerações tributárias que as pessoas políticas concedem aos seus contribuintes.
Resumo: Trata-se de texto tendente a apresentar a atual visão do Poder Judiciário, e da própria Administração, acerca do alcance da atuação judicial por parte das Casas Legislativas, em especial das Câmaras Municipais.
Resumo: Por função da convergência feliz de diversos fatores, vem crescendo, no Brasil, a atenção com a mediação de conflitos e de conciliação. A intensidade com que ambas vêm sendo enaltecidas enquanto manifestações “amistosas”, e por isso aconselháveis, de composição dos interesses sociais em conflito, faz supor que estejamos no processo de construção de um olhar inovador do direito sobre as relações intersubjetivas.
Resumo: Este artigo pretende analisar de maneira sintética as recentes alterações à Lei Complementar nº 123/06, trazidas pela Lei Complementar nº 147/14, no que se refere ao titulo das aquisições públicas.
Resumo: Trata-se de artigo que busca demonstrar a legitimidade do Município em nomear candidatos aprovados em concurso público, ainda que não homologado no período anterior a 03 (três) meses do pleito, em ano de eleições nacionais e estaduais.
Resumo: A problemática envolvendo o meio ambiente é cada vez mais presente na vida cotidiana, devido à ocorrência, cada vez mais frequente, de degradação dos recursos naturais. A defesa do meio ambiente como princípio conformador do ordenamento jurídico, foi enfatizada pela Constituição da República para resguardar o direito a vida, que restará comprometido se não houver uma interferência do Poder Público e dos setores da sociedade civil.
Resumo: Passamos a sintetizar as razões jurídicas que levaram a Câmara Municipal de São Paulo a requerer, e obter do Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, nos Autos nº 0199859-46.2013.8.26.0000, a suspensão de liminar proferida pelo MM. Juiz 7ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital que, em sede de ação civil pública, suspendera a validade de Lei Municipal nº 15.889, de 5 de novembro de 2013, que atualiza valores destinados à apuração do valor venal de imóveis e dispõe sobre o Imposto Territorial e Predial Urbano– IPTU.
Resumo: O presente artigo visa debater a competência do Município para propor ações que objetivem proteger a gestante e a parturiente.
Resumo: As diversas crises econômicas cíclicas e o desinteresse do Poder Público em implementar políticas de efetivação dos direitos sociais colocam em choque princípios relacionados ao Direito Financeiro e aos direitos sociais. Como resultante destas colisões, ora se defende a prevalência da independência dos Poderes e o Princípio da Legalidade em matéria orçamentária, ora se defende a prevalência da eficácia das normas constitucionais veiculadoras de direitos sociais. Como solução da colisão destes princípios, expõe-se o método proposto por Robert Alexy, cuja aplicação evidencia que a Teoria da Reserva do Possível representa fórmula pré concebida de supremacia dos princípios relacionados ao Direito Financeiro, enquanto que os princípios da Vedação ao Retrocesso Social e do mínimo existencial estabelecem a supremacia da concepção da máxima eficácia dos direitos fundamentais.