PIU do Anhembi
PIU do Anhembi (PL 11/2018) – Sancionado em maio de 2018, definiu parâmetro para a ZOE (Zona de Ocupação Especial do Anhembi). Leia aqui.
Nesta página, você terá acesso aos PIUs (Projetos de Intervenção Urbana) que estão em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, aos que já foram aprovados ou a projetos que tenham sido debatidos pelos vereadores, como é o caso do PIU Ibirapuera, do governo estadual.
Um dos exemplos de PIUs que movimentaram o debate no Legislativo paulistano é o PIU-ACJ (Projeto de Intervenção Urbana Arco Jurubatuba). A proposta, que já foi sancionada e virou Lei, prevê o desenvolvimento urbanístico das regiões de Vila Andrade, Jurubatuba e Interlagos, o que inclui o investimento na estrutura dos sistemas de transporte e de mobilidade urbana, a recuperação dos sistemas hídrico-ambientais, além de maior oferta de equipamentos públicos e construção de HIS (Habitação de Interesse Social). Saiba mais.
Outro projeto que também virou Lei é o PIU-SCE (Projeto de Intervenção Urbana Setor Central), que requalifica a região do centro da capital paulista com ações para o desenvolvimento urbanístico, o fomento da economia local, obras de melhoramento viário e de infraestrutura, além de promover o adensamento habitacional e populacional. Saiba mais.
Vale lembrar que a revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico), que aconteceu no ano de 2023, alterou o nome de Projeto de Intervenção Urbana para Plano de Intervenção Urbana com o objetivo de aprimorar o conceito.
PIU do Anhembi (PL 11/2018) – Sancionado em maio de 2018, definiu parâmetro para a ZOE (Zona de Ocupação Especial do Anhembi). Leia aqui.
PIU Arco Pinheiros (PL 427/2019) – Traz as regras de ordenamento e reestruturação urbana de áreas no encontro dos rios Tietê e Pinheiros. Leia aqui.
PIU Vila Leopoldina Villa-Lobos (PL 428/2019) – Sancionado em junho de 2023, prevê intervenções em uma área da zona oeste, que abrange a Marg. Pinheiros, Ceagesp e Pq. Villa Lobos. Leia aqui.
Desenvolvido pelo Governo do Estado, o PIU Ginásio do Ibirapuera foi tema de debate na Comissão de Política Urbana. Leia aqui.
PL 723/2015 – Contempla ações para promover transformações urbanísticas, ambientais, sociais e econômicas na área do Arco Tamanduateí, localizado no eixo central da capital. Leia aqui.
Confira o PL 28/2022, que inclui o Complexo Paraisópolis ao Programa de Investimentos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, além de outras propostas que foram debatidas na Casa no contexto da operação. Leia aqui.
Consulte a última proposta que tramitou na Câmara no âmbito da Operação Água Branca e outras notícias relacionadas. Leia aqui.
Consulte a última proposta que tramitou na Câmara no âmbito da Operação Água Espraiada e outras notícias relacionadas. Leia aqui.