pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.
Imagem do vereador João Jorge
foto do vereador

João Jorge

Vereador pelo

Nome completo: João Jorge de Souza

Data de nascimento: 13/05/1959

Naturalidade: SP-Jaborandi

Apresentação:

O vereador João Jorge foi reeleito na votação de 15 de novembro de 2020 para seu segundo mandato como parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo — foi o 16º vereador mais votado na Capital, entre os 55 parlamentares que integrarão a próxima legislatura na Casa.

Atualmente, o vereador João Jorge preside a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

João Jorge foi eleito vereador de São Paulo pela primeira vez em 2016. A principal bandeira que ele defende é a mobilidade urbana.

Para melhorar o transporte na Capital, o vereador realizou, em 2017, uma catalogação das ruas com maior necessidade de manutenção asfáltica. Entregou a lista para a Prefeitura, que priorizou as vias nas ações de recapeamento e tapa-buraco do Programa Asfalto Novo.

Ainda em 2017, João Jorge criou o Projeto de Lei que estabeleceu critérios para a implementação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo. A nova legislação estabeleceu a obrigatoriedade de realização de audiências públicas e estudos de demanda e impacto viário antes da instalação de ciclovias.

No início de 2018, o vereador tornou-se líder do governo do então prefeito, João Doria. Paralelamente, João Jorge atuou como presidente municipal do PSDB — partido ao qual é filiado desde 1992.

Na Câmara, o vereador defendeu projetos como o programa de concessões de equipamentos públicos, ainda em prática — e continuou líder do governo após Bruno Covas assumir a Prefeitura.

Nomeado secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura, João Jorge colaborou com a elaboração do Programa de Metas da gestão Covas, que alocou R$ 15,3 bilhões em 36 objetivos estratégicos e 71 metas em todas as áreas da administração de São Paulo.

De volta à Câmara, João Jorge assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

Origens

João Jorge, que iniciou a vida pública na Câmara Municipal de Americana, no interior de São Paulo. Foi candidato a prefeito na cidade do interior paulista e, posteriormente, trabalhou nos governos de José Serra, na recuperação de estradas vicinais no interior do Estado, e Geraldo Alckmin, na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de João Jorge.
Continue lendo

icone Projetos em tramitação

Carregando...

icone Leis aprovadas

Carregando...

icone Projetos vetados

Carregando...

icone Presença na Câmara

332 dias

Ausências Justificadas Ausências justificadas

7 dias

icone Ausências não justificadas

0 dias

icone Fale com o vereador João Jorge

Participe do mandato do vereador com propostas, sugestões e receba informativos.

Resposta

    • Resposta:

    Fale com seu vereador

    • Ramal: (011) 3396 - 4254 / 3396 - 4253 / 3396 - 4256 / 3396 - 4825 / 3396 - 4827 / 3396 - 5049 / 3396 - 5149
    • FAX: (011) 3396 - 3989
    • E-mail: joaojorge@saopaulo.sp.leg.br
    • Endereço para correspondência: Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - CEP 01319-900
    • Andar:
    • Sala: 307

    icone Acompanhe a agenda do vereador João Jorge

    Não há eventos programados

    Ícone de acessibilidade

    Configuração de acessibilidade

    Habilitar alto contraste:

    Tamanho da fonte:

    100%

    Orientação de acessibilidade:

    Acessar a página Voltar