pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.
Imagem do vereador Milton Leite
foto do vereador

Milton Leite

Vereador pelo

ATENÇÃO: Este vereador esta licenciado ou pertence a uma legislatura anterior à atual. Acesse a relação de Parlamentares em exercício aqui.

Milton Leite é presidente da Câmara Municipal de São Paulo, a maior da América Latina, pela sexta vez. Ele foi presidente em 2017 e 2018. E ocupa o cargo desde 2021.

Leite comanda os trabalhos de 55 vereadores que se reúnem em sessões três vezes por semana. Apenas em 2022 ele foi responsável pela economia de R$ 190 milhões de dinheiro público, orçamento da Câmara que foi devolvido para a prefeitura da capital paulista investir em saúde e educação. Ele é um dos únicos políticos do país a devolver dinheiro público. No total, já foi devolvido R$ 1 bilhão, fruto de corte de supersalários e reduções de contratos, desde 2017.

Também sob sua gestão na presidência, a Câmara Municipal de São Paulo avançou na transparência e na participação popular, ampliando o acesso dos cidadãos aos debates por meio de audiências públicas presenciais e virtuais. O Legislativo paulistano inovou no uso de ferramentas de transparência e comunicação e, com isso, foi premiado pela Câmara dos Deputados.

Milton Leite está no sétimo mandato de vereador, nas eleições de 2020 foi eleito com mais de 132 mil votos.

Milton Leite tem 68 anos e é paulistano. É vereador pelo partido União Brasil (UNIAO) e presidente municipal do partido.

Ele cresceu na região da Piraporinha, zona sul, e começou a trabalhar muito cedo, entregando pães de casa em casa. Nunca mais parou de trabalhar: por ele e pelas outras pessoas. Colocou a mão na massa e teve a iniciativa de desenvolver mutirões de habitação em toda a zona sul. Carregou blocos, ergueu paredes. No bairro, Milton Leite fez de tudo um pouco trabalhando e ajudando quem precisa.

Foi assim que iniciou sua vida política. Ingressou na Câmara Municipal em 1997. Foi reeleito vereador outras 6 vezes consecutivas: em 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020. Nas eleições de 2016 e 2020 foi o segundo vereador mais votado do Brasil.

Milton Leite exerce a função com muito zelo, fiscaliza as ações da prefeitura, destina recursos de emendas parlamentares para obras e serviços necessários e representa a população propondo Projetos de Lei que beneficiam toda a cidade.

Ele é o autor de inúmeras Leis que ajudam a todos: foi um dos principais responsáveis pela criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico, que reserva recursos da Sabesp para projetos de preservação dos mananciais, estabeleceu a redução da poluição dos ônibus para a cidade de São Paulo e cuidou da revisão do Plano Diretor Estratégico da maior metrópole do país.

Já ocupou o cargo de prefeito em exercício da capital por cerca de cem dias, tornando-se o presidente da Câmara que mais vezes chefiou o Executivo desde a redemocratização.

Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Milton Leite.
Continue lendo

icone Projetos em tramitação

Carregando...

icone Leis aprovadas

Carregando...

icone Projetos vetados

Carregando...

icone Presença na Câmara

325 dias

Ausências Justificadas Ausências justificadas

13 dias

icone Ausências não justificadas

1 dias

icone Fale com o vereador Milton Leite

Participe do mandato do vereador com propostas, sugestões e receba informativos.

Resposta

    • Resposta:

    icone Acompanhe a agenda do vereador Milton Leite

    Não há eventos programados

    Ícone de acessibilidade

    Configuração de acessibilidade

    Habilitar alto contraste:

    Tamanho da fonte:

    100%

    Orientação de acessibilidade:

    Acessar a página Voltar