pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.
Imagem do vereador Roberto Tripoli
foto do vereador

Roberto Tripoli

Vereador pelo

Roberto Tripoli é paulistano, nascido em 18 de setembro de 1954, publicitário. Desde muito jovem abraçou a defesa do meio ambiente e de todas as formas de vida. Participou de movimentos e mobilizações em defesa de índios, matas, manguezais, praias, contra a caça e tráfico de silvestres e tantos outros. No início nos anos 80, depois de interações com os nascentes movimentos “verdes” na Europa, voltou ao Brasil e atuou para fundar o Partido Verde brasileiro.

Foi eleito vereador na maior cidade do país em 1988, e reeleito em 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012. No pleito de 2012, Roberto Tripoli foi o vereador mais votado do País, com 132.313 votos. Em 2014, concorreu a deputado estadual, pelo Partido Verde, e foi o mais votado da Capital e o quarto mais votado do Estado de São Paulo, com 232.467 votos.

Encerrando o mandato de deputado, em 2019, assumiu a Presidência do Diretório Municipal, com a missão de reestruturar o Partido Verde na capital. Em 2020, foi escolhido candidato na Convenção do PV. Venceu mais uma eleição para vereador (mandato de 2021-2024).

Em defesa de todas as formas de vida

Nos parlamentos, Roberto Tripoli nunca abandonou seus ideais e lutas. Como vereador, legislou sobre poluição do solo, poluição visual (Lei Cidade Limpa) e sonora (Lei do PSIU). Atuou pela garantia de direitos e pela cidadania das pessoas idosas. Trabalhou pelo aumento de áreas verdes e educação ambiental. Legislou para garantir o atendimento à fauna silvestre, para implantar o controle populacional e posse responsável de animais domésticos, e pela proibição da entrega de animais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para centros de ensino e pesquisa.

Roberto Tripoli liderou movimentos contra a caça, rodeios, farra do boi e touradas, contra animais em circos. Também é de sua autoria a lei que proíbe carroças e charretes turísticas de tração animal, bem como a lei que regula o comércio de cães e gatos. Ainda lidera, em São Paulo, o movimento mundial Segunda Sem Carne e conseguiu introduzir esse programa em creches, escolas públicas municipais e estaduais, na Rede Bom Prato e ate em presídios do Estado.

Como deputado estadual, entre as muitas conquistas, aprovou mais uma lei pioneira contra a caça. E levou para a Assembleia o debate sobre a crueldade da exportação de gado vivo através de navios.

Cães e gatos

Uma das leis mais revolucionárias de Roberto Tripoli para os cães e gatos é a 13.131/01, que introduziu o Registro e Identificação (RGA), Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, multas administrativas para maus-tratos e programas educativos, entre outros avanços. O programa de castração de responsabilidade do Poder Público, entre 2001 e 2019, beneficiou 1,18 milhão de cães e gatos e suas famílias humanas. Em 2007, mais uma lei pioneira (14.483/07) regulou o comércio de cães e gatos e proibiu vendas em áreas públicas.

Hospitais gratuitos para cães e gatos, uma revolução

Em 2012, Roberto Tripoli conquistou para a capital o 1º Hospital Público Veterinário para cães e gatos do país. Essa primeira unidade foi implantada na Zona Leste. Em 2014, conseguiu o segundo hospital, dessa vez na Zona Norte. Agora, a cidade já conta com três unidades, com a inauguração do hospital gratuito da Zona Sul, em 2020.

Silvestres e grandes animais

São Paulo é um município pioneiro no trato dos animais silvestres nativos vitimados por ações humanas (desmatamento, queimadas, atropelamentos e tráfico), graças à Lei Municipal 12.055/96, de autoria de Roberto Tripoli e que garantiu a implantação dos Centros de Triagem e de Reabilitação de Animais Silvestres (atualmente, CEMACAS). Com sede no Ibirapuera e um hospital totalmente equipado no Anhanguera, a estrutura permite a realização de trabalho altamente especializado para reabilitar silvestres vitimados. Até meados de 2020, 50 mil espécimes conseguiram voltar à natureza.

Outro pioneirismo foi proibir a circulação de carroças e charretes turísticas de tração animal nas ruas e avenidas da cidade (cavalos, bois, mulas, burros) - lei municipal 14.146/06.

Mais qualidade de vida para a população

Leis de Roberto Tripoli deram origem ao PSIU – Programa do Silêncio Urbano. O parlamentar também criou a Lei da Cidade Limpa (controle da poluição visual).Atuou ainda na defesa da terceira idade, e conseguiu, entre outros avanços, a instalação de equipamentos apropriados para a prática de exercícios físicos por idosos, diversas áreas públicas.

Deputado Estadual ambientalista

Na Assembleia Legislativa, Roberto Tripoli presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nos quatro anos de mandato. Promoveu audiências públicas históricas, como o debate envolvendo autoridades e especialistas do Brasil e do exterior sobre a cruel Exportação Marítima de Gado Vivo. Ainda lutou para barrar as novas tentativas de liberar a caça no Estado de São Paulo e aprovou a Lei Estadual 16.784/18. Ainda apoiou vereadores e prefeitos do interior, destinando verbas e apoio logístico para políticas públicas envolvendo saúde pública e controle ético de cães e gatos.

Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Roberto Tripoli.
Continue lendo

icone Projetos em tramitação

Carregando...

icone Leis aprovadas

Carregando...

icone Projetos vetados

Carregando...

icone Presença na Câmara

307 dias

Ausências Justificadas Ausências justificadas

19 dias

icone Ausências não justificadas

1 dias

icone Fale com o vereador Roberto Tripoli

Participe do mandato do vereador com propostas, sugestões e receba informativos.

Resposta

    • Resposta:

    Fale com seu vereador

    • Ramal: (011) 3396 - 4217 / 3396 - 4466 / 3396 - 4496 / 3396 - 4902 / 3396 - 4903 / 3396 - 5013 / 3396 - 5113
    • FAX: (011) 3396 - 4743
    • E-mail: contato@robertotripoli.com.br
    • Endereço para correspondência:  Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - CEP 01319-900
    • Andar:
    • Sala: 423

    icone Acompanhe a agenda do vereador Roberto Tripoli

    Não há eventos programados

    Ícone de acessibilidade

    Configuração de acessibilidade

    Habilitar alto contraste:

    Tamanho da fonte:

    100%

    Orientação de acessibilidade:

    Acessar a página Voltar