- Home
- /
- Vereadores
- /
- Sâmia Bomfim
Sâmia Bomfim
Vereador pelo
ATENÇÃO: Este vereador esta licenciado ou pertence a uma legislatura anterior à atual. Acesse a relação de Parlamentares em exercício aqui.
Atualmente com 28 anos, Sâmia Bomfim foi a mais jovem vereadora eleita na cidade de São Paulo e a primeira vereadora eleita pelo PSOL. Sâmia é filha de Antonia Bomfim e Domingos Bomfim e irmã de Dayane e Diego. Nasceu em Presidente Prudente, interior de São Paulo, em 22 de agosto de 1989. Com 17 anos, mudou-se para São Paulo para cursar Bacharelado em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A partir daí, nunca mais se afastou da cidade.
A trajetória de Sâmia sempre foi de engajamento político e de defesa dos direitos sociais. Na universidade, foi membra por mais de uma gestão da diretoria do Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários "Oswald de Andrade" (CAELL) e do Diretório Central dos Estudantes da USP. Mais tarde, tornando-se funcionária pública na mesma instituição, compôs a diretoria de base do Sindicato dos Trabalhadores da USP. Na esfera profissional, trabalhou também como professora, durante quatro anos.
Sua atuação sempre extrapolou os limites da universidade. Jovem e feminista, Sâmia destacou-se como uma “voz das ruas” entre tantas que surgiram a partir das manifestações de junho de 2013, em defesa do passe-livre, dos direitos sociais e contra a corrupção. Desde então, engajou-se em diversas manifestações, tendo especial importância aquelas ligadas aos direitos das mulheres. Líder feminista e fundadora do coletivo Juntas!, ela esteve nas marchas que levaram à cassação e posterior prisão de Eduardo Cunha, então presidente da Câmara de Deputados, entre outros eventos que contestavam o assédio, a violência e exigiam mais direitos às mulheres.
A eleição de Sâmia representou o triunfo de um contraponto à “velha política”. Com origem nos movimentos sociais, Sâmia, agora no parlamento, busca repercutir as vozes dos trabalhadores e trabalhadoras, das minorias oprimidas e da periferia. Seu mandato cumpre papel central na resistência contra o conservadorismo e contra as medidas privatistas e elitistas da gestão João Doria, além de se engajar nas lutas nacionais contra o governo Temer e suas reformas.
Em menos de um ano de mandato, Sâmia já encampa mais de quarenta projetos dentro da Câmara de Vereadores, como autora ou coautora, relativos a temas como educação, saúde, cultura, direitos humanos, defesa do funcionalismo público, direito à cidade, direitos das mulheres, direitos LGBS, direitos de negros e negras e direitos da juventude. É membra titular da Comissão de Saúde, Trabalho, Promoção Social e Mulher, e da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Relações Internacionais. Entre suas proposituras, destacam-se o Projeto de Lei "Escola Sem Censura" (PL 207/17) e a CPI da Condição de Vulnerabilidade da Mulher, instalada em abril de 2017 na Câmara Municipal, de que Sâmia foi idealizadora e assumiu a função de sub-relatora para o tema da violência contra a mulher.
Sua primeira lei foi sancionada em 10 de julho de 2017 (Lei 16.684) e obriga estabelecimentos públicos e privados do município de São Paulo a afixarem, em suas dependências, placas de aviso com o número do Disque Denúncia da Violência Contra a Mulher — o Disque 180.
O mandato da Vereadora Sâmia Bomfim é construído de forma plural e coletiva, aberto à contribuição de todos os paulistanos e paulistanas.
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Sâmia Bomfim.Últimas notícias relacionadas com o vereador
No Quero Saber, entenda o que faz um vereador
Acessar notíciaCâmara de SP disponibiliza fotos das atividades do Legislativo no Flickr. Acesse!
Acessar notíciaAs origens da obrigatoriedade do cinto de segurança no Histórias da Câmara
Acessar notíciaFale com o vereador Sâmia Bomfim
Participe do mandato do vereador com propostas, sugestões e receba informativos.
Resposta